domingo, 18 de outubro de 2009

Lisboa, Belém, os Monumentos e os Pastéis

Quando iniciei este Blog, tinha imensos projectos, seria começar por uma abordagem sobre Portugal, depois sobre Lisboa e Porto, e de seguida ir fazendo a abordagem de tudo o quanto este nosso país tem para cativar de belo, aliado à sua História. Inclusivamente, as minhas leituras inclinaram de certa forma para assuntos relacionados com a História de Portugal que muito me tem entusiasmado.

LISBOA, Tu és Portuguesa, Tu és só para nós...



Acontece que por questões alheias não consegui pôr este projecto em pé e desde há algum tempo que venho tendendo para ir abordando qualquer coisa sobre Portugal e as nossas terras um pouco aleatòriamente. E é assim que venho aqui hoje falar duma área de Lisboa : BELÉM

Isto vem a propósito de que tendo eu o ano transacto, passado uns dias no Estoril, dediquei-me a rever alguns dos locais que tinham a ver com as minhas leituras do momento. Então hoje resolvi pôr aqui algumas fotos deste local de Lisboa que por tão lindo que é, e todo ele nos lembrando tempos da História deste país, merece atenção.


Fica a informação para quem visitar do exterior, porque todos os portugueses conhecem bem esta área desde os seus tempos escolares, pois foi desde sempre um destino privilegiado para os passeios escolares idos de todo o país e não só...

BELÉM, é uma freguesia do concelho de Lisboa. Muito ligada aos Descobrimentos, desde o início do reinado de D. Manuel I em 1495 que esta zona mereceu especial carinho. Actualmente é uma área com muitos espaços verdejantes que acolhe monumentos, palácios, museus, parques e jardins, além de um atraente ambiente ribeirinho de cafés, esplanadas e passeios públicos. Por ser um grande centro monumental e cultural, Belém é hoje considerada uma das áreas de mais impacto turístico de Lisboa.



(Protótipo do avião que Gago Coutinho e Sacadura Cabral usaram para fazer a 1ª travessia aérea do Atlântico desde Lisboa até ao Rio de Janeiro)

Comecemos pela -TORRE DE BELÉM-
Este é um dos mais expressivos monumentos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, que banha Lisboa e onde outrora era a praia de onde partiam as caravelas" pelos mares nunca dantes navegados".


Este monumento detêm um nacionalismo implícito, pois pode-se ver nele bem assinaladas(viradas para o rio) as Armas de Portugal, incluindo inscrições das cruzes da Ordem de Cristo nas janelas do Baluarte. Estes aspectos remetem para a arquitectura da época (Sec. XVI). Foi no reinado de D. Manuel I que foi iniciado e foi concluído no ano de 1520.
É considerado Património da Humanidade pela UNESCO e foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal. A sua construção foi feita em estilo MANUELINO, estilo este que reflecte influências Islãmicas e Orientais.



Grande parte da sua beleza reside na decoração exterior adornada com cordas e nós esculpidos em pedra, torres de vigia em estilo mourisco e ameias em forma de escudos decoradas com esferas armilares e elementos naturalistas alusivos às navegações. O interior é em estilo gótico.



O monumento é constituido pela Torre e o Baluarte onde sobressaem as guaritas cilindrícas coroadas por cúpulas de gomos ricamente decoradas em cantaria de pedra.
(Os adornos de balões foram postos eventualmente para assinalar um evento)

- PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS -
Este monumento ocupa uma posição destacada igualmente na margem direita do Tejo. Foi erigido para homenagear todos quantos se envolveram no processo dos Descobrimentos. O monumento original foi encomendado por Salazar, mas posteriormente foi desmontado e inaugurada uma réplica em 1960, para comemorar os 500 anos da morte do Infante D.Henrique, o grande obreiro e impulsionador dos Descobrimentos.



O monumento tem a forma de uma caravela com o escudo de Portugal nos lados e sobre a entrada, a espada da Casa Real de Aviz, iniciada no princípio da 2ª Dinastia com o casamento de D.João I e D. Filipa de Lencastre. Este casamento deu origem à denominada "Ínclita Geração", os seis filhos que tiveram, todos eles príncipes ilustres que se notabilizaram pelo seu valor. Entre eles o Infante D. Henrique, que nasceu nesta minha cidade do Porto.


Na proa do monumento como que a guiar a caravela, encontra-se a estátua do Infante D.Henrique com uma caravela nas mãos. Nas faixas laterais descendentes encontram-se as estátuas dos heróis portugueses ligados aos Descobrimentos, entre eles o poeta LUIS DE CAMÕES que escreveu a epopeia marítima "Os Lusíadas", VASCO DA GAMA, que descobriu o Caminho Marítimo para a Índia, PEDRO ÁLVARES CABRAL que descobriu o BRASIL, FERNÃO DE MAGALHÃES QUE FEZ A 1ª viagem à volta da Terra, entre outros...


No interior do monumento, existe um elevador que vai até ao sexto andar e uma escada conduz até ao topo de onde se avista um belo panorama de Belém e do rio Tejo. Na cave fazem-se exposições temporárias.

- MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS -
Este monumento ,
considerado também Património da Humanidade pela UNESCO e uma das 7 maravilhas de Portugal, foi construido em puro estilo MANUELINO, é um testemunho documental das descobertas portuguesas.


É considerado uma das principais Igrejas Salão da Europa e o mais notável conjunto monástico do Sec. XVI em Portugal.


Em destaque tem o seu Claustro e a Porta Sul virada para o rio Tejo, com elementos decorativos, repletos de símbolos da arte da navegação, com esculturas de plantas e animais exóticos. Foi mandado construir igualmente pelo rei D. Manuel I, denominado O VENTUROSO, por ter tido a ventura de viver uma época de tanta glória em que os portugueses deram tantos mundos ao mundo.


O monumento sobreviveu ao terrível terramoto que arrasou Lisboa em 1755 no reinado de D. José, mas foi muito maltratado pelas tropas invasoras franceses de Napoleão.



Aqui estão, entre outros, os túmulos de D.Manuel I e sua esposa, Vasco da Gama, Luís de Camões
bem como Fernando Pessoa.

- PALÁCIO DE BELÉM -
Este palácio é actualmente a Residência Oficial do Presidente da República de Portugal.
Trata-se de um elegante edifício de cor rosada que foi construido em 1559, rodeado de belos jardins, alguns tendo pela frente a paisagem do Tejo que neste local já mais parece mar, tão perto está já dele.


Desde sempre habitado pela Realeza, hoje é visita obrigatória para os Chefes de Estado, Reis e Delegações estrangeiras que visitam o Presidente.


Em frente fica a Praça Afonso Albuquerque, génio militar e segundo Governador da Índia Portuguesa. Neste jardim, no 3º domingo de cada mês, se pode assistir ao solene render da Guarda que serve o Presidente da República.
No edifício do palácio, está aberto ao público, o museu da Presidência da República, onde estão expostos os espólios dos 17 Presidentes da República que serviram Portugal.

- CENTRO CULTURAL DE BELÉM -
Este edifício moderno, foi concebido originalmente para abrigar a sede da 1ªPresidência Portuguesa da União Europeia. Posteriormente ficou para funcionar com fins essencialmente culturais.



Foi construido no lugar que, tal como a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, assinala o ponto de partida dos Descobrimentos Marítimos Portugueses.
O edifício tem três módulos:
- Um Centro de Reuniões
- Um Centro de Espectáculos
- Um Centro de Exposições
Dos seus jardins avistam-se panoramas lindos do cais e do rio Tejo



E os - PASTÉIS DE BELÉM -
Esta é uma especialidade da doçaria portuguesa, conhecida por todo o país por "Pastéis de Nata".
Mas são na realidade os "Pastéis de Belém".

".

Foi aqui, na Fábrica dos Pastéis de Belém que eles nasceram e é aqui que os verdadeiros ditos cujos, feitos pela receita original, segredo exclusivo da Fábrica, nos seus salões de chã, se saboreiam quentinhos, polvilhados com canela e açúcar em pó, ou se compram aos balcões da sua loja, com o seu décor bem tradicional...





Parece que esta Fábrica data de 1837, quando os monges do Mosteiro dos Jerónimos inventaram a receita e os puseram à venda, para puderem subsistir econòmicamente.

Isto são placards nas paredes das salas de chã


Após a revolução liberal, o mosteiro fechou e o pasteleiro do mosteiro decidiu vender a receita a um empresário português, Domingos Rafael Alves, vindo do Brasil, continuando até hoje na posse dos seus descendentes.


Esta especialidade de doce já recebeu prémios de gastronomia e foi considerada a 15ª mais saborosa iguaria do mundo pelo jornal "The Guardian".



E bem, espero não ter maçado, mas muito, mesmo muito mais haveria a dizer sobre estes e outros locais e assuntos de Belém.

E agora só uma achegazinha: SINTRA é o que se chama um tesouro de beleza natural, arquitectura privada harmoniosa e de requinte, arquitectura Palaciana de alto nível, ambiente perservado com rigor...por alguma razão Lord Byron, um dos maiores poetas ingleses a escolheu para vir poetar...




Fotos:Lu
Fonte exclusiva do Texto: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário